Onde não economizar em seu casamento
Bom, todos sabemos que a economia do país não vai bem e que o momento não é propício para extravagancias...
Contudo, existem itens onde não se pode de forma alguma economizar no seu casamento.
Vamos agora aos 6 itens mais importantes onde não se deve fazer economia:
1. NOIVA BONITA
Obvio que os convidados vão a um casamento porque gostam muito dos noivos e se sentiram prestigiados com o convite, afinal eles sabem (a maioria deles) que não sai barato fazer uma festa de casamento. Mas assim que eles chegam na igreja, ou templo, ou chácara, espaço, etc, eles estão ansiosos por uma coisa:Ver a noiva. Eles vão olhar os detalhes das roupas das madrinhas, os penteados, a roupa das mães e do noivo e vão suspirar com as daminhas e pajens, mas é a entrada da noiva o ponto alto da cerimônia. O vestido, o penteado, o buquê, a maquiagem… tudo! Eles vão chorar se ela chorar, eles vão sorrir de volta se ela olhar sorrindo. E vão tirar milhões de fotos com o celular! Uma noiva arrumada com desleixo passa a impressão de que ela está menos empolgada com o casamento do que seus convidados… Claro que a noiva (e os próprios convidados) devem estar vestidos de acordo com a proposta da festa: Um casamento numa chácara ou praia pede um vestido mais fluído e sem brilho, enquanto que um casamento tradicional noturno pede um vestido mais detalhado e clássico, mas novamente o equilíbrio deve estar presente. É legal a noiva estar um pouco mais deslumbrante do que suas madrinhas e seus convidados. E no que isso implica? Implica em não economizar excessivamente com vestido, maquiagem e cabelo. Note que eu digo “excessivamente”, ou seja, você DEVE economizar em tudo que conseguir, mas use o bom senso na hora de escolher esses serviços específicos! O Bom-bonito-barato deve reinar absoluto: entre os mais baratos, escolha o melhor! Um exemplo de economia com bom senso foi o que eu fiz no meu próprio casamento: eu mesma fiz minha maquiagem. Eu nunca tive uma experiencia boa com maquiadores de salão e todas as vezes tive que refazer ou retocar antes de sair de casa pra ser madrinha de casamento ou pra ir a uma formatura. Dessa vez eu investi em produtos, treinei vários meses antes do casamento e no dia saquei meus pinceis e eu mesma fiz tudo.
2. COMIDA E BEBIDA
Passada a cerimônia todos se dirigem ao local da recepção, se houver. E daí os convidados vão reparar na decoração, nas mesas, nos detalhes… talvez vão fotografar algumas coisas e posar para fotos também, mas em pouco tempo eles vão querer uma coisa específica: Comer e Beber. Não importa o horário da festa, convidados – principalmente as mulheres – gastam tempo se arrumando e no trajeto para ir ao casamento, e quase ninguém come nos horários certos em dia de festa. Eles estarão com fome e super curiosos pra saber o que vocês escolheram para o menu. Servir pouca comida indica descaso com os convidados. A primeira coisa que eles pensarão (os mais maldosos) será: “Olha lá, deve ter gastado rios de dinheiro com os músicos na igreja, e serve um arrozinho com batata palha pra gente…” Acreditem, já fui em um monte de casamentos (fui quase a última da turma de amigas a se casar) e ouvi isso várias vezes… Cuide pessoalmente do menu, faça degustação de tudo antes do dia e escolha os pratos pensando em todos: diabéticos, vegetarianos, alérgicos, pessoas de determinadas religiões que não comem porco, bovinos e etc. Ao encontra-los na festa, perguntem se estão sendo bem servidos.
3.CERIMONIAL
O que dita o sucesso de uma festa de casamento, para os noivos? São três coisas: Paz pra curtir o momento, música boa e foto/filmagem.
Paz pra curtir o momento:
Ao chegar ao local onde acontecerá a cerimônia, as noivas e noivos tem zilhões de pensamentos passando pela cabeça, e o que eles menos precisam é de alguém vindo perguntar: – “Qual a ordem de entrada dos padrinhos?” – “Qual é a musica deles, mesmo?” – “Fulano não chegou ainda, o que eu faço?” Nunca, jamais pense em não ter uma assessora/cerimonialista para o dia do casamento! Acredite, você pode e tem capacidade suficiente pra organizar um casamento sozinha com seu noivo se vocês se dispuserem a procurar, fazer muita pesquisa e usar todo o tempo livre que tiverem nisso… Porém, no dia do casamento são oooooutros quinhentos! Alguém de fora com a cabeça fria e com experiencia precisa saber TUDO sobre seu casamento e precisa ter autonomia pra resolver os possíveis problemas por você e por seu noivo no dia do casamento. Algum convidado quer reclamar que o garçom não chega na mesa dele, alguém quer avisar que o banheiro está sujo, alguma criança se machucou, alguém quer saber onde fica a parte dos fumantes… Nem os noivos nem os pais podem ou devem ser onerados com essas questões, e uma assessora é imprescindível! Isso vai prover a paz que vocês precisarão pra curtir tudo e construir memórias lindas desse dia nas suas cabecinhas.
4. MÚSICA BOA
Tanto na cerimônia como na festa a música é algo muito pessoal e reflete a personalidade dos noivos. Esse é um item que talvez você gaste dinheiro, talvez não… Se você não tiver o desejo de contratar músicos pra cerimônia, somente escolher as melhores versões de suas músicas preferidas já os fará felizes! Não economize tempo com isso! Busque, ouça, julgue, coloque no Mp3 e se imagine ouvindo aquela versão na igreja… Sonhe com a música! Se não tiver certeza, troque! Troque novamente… Por outro lado, se você amou aquela banda que vocês ouviram no casamento de uma prima e gostariam muito de tê-la na festa de vocês, escolha prioridades. Entre contratar a banda ou alugar lustres lindos pro salão, fique com a banda! As músicas tanto da cerimônia como da festa ficam na cabeça dos noivos e são as memórias que vocês vão guardar! E para os convidados que conhecem vocês, eles saberão exatamente porque aquela música está tocando naquele momento e o que está passando na cabeça de vocês!
5. FOTO E FILMAGEM
Falando em memórias, um fornecedor (talvez o único) que é contratado única e exclusivamente para os noivos e não para os convidados, é o serviço de foto e filmagem. Imagine que o casamento vai passar, vocês vão viajar em lua de mel e quando voltarem, ao se encontrarem com algum amigo ou familiar que foi convidado vocês vão voltar a falar sobre o casamento. E aí vão se dar conta de que já esqueceram pequenos detalhes e a ordem de alguns acontecimentos do dia do casamento. Sim… vai bater uma tristezinha… e sabe qual será o momento mágico? Quando seu fotógrafo te entregar as suas fotos! Você vai ver, e re-ver, e re-ver, e mostrar pra mãe, e ver novamente… E quando receber o vídeo, então? Nossa!!! Você vai salvar no celular e assistir no metrô todos os dias indo pro trabalho! Você vai relembrar fatos e descobrir outros que nem tinha visto acontecer lá no dia. Vai sentir tudo de novo! Foto e filmagem é um presente de casamento dos noivos para os casados, ou seja, de vocês pra vocês mesmos! Você vai colocar em pequenos porta-retratos pela casa nova, vai montar pequenos álbuns e dar de presente pras mães e pras avós, vai mostrar pros filhos, pros netos… É o inicio de uma nova vida retratada em papel, pra sempre. Não economiza com isso não, tá? Pensa com carinho, se precisar economizar tire itens do seu casamento sem necessidade, mas não pegue qualquer pessoa sem responsabilidade ou experiência pra registrar seu dia especial.
6. O CUIDADO COM O CONVIDADO
E então, está na hora de ir embora. Não é obrigatório, mas eu sempre achei que uma lembrancinha para os convidados levarem pra casa é de super bom tom. Convidado também gasta pra ir em casamento: Roupa, cabelo, maquiagem, presente, dinheiro na gravata, combustível, pedágio, vallet, estacionamento, ás vezes até hospedagem… Levar uns bem-casados, uma lembrancinha, um saquinho de amêndoa, qualquer coisa com um bilhetinho de “Obrigada por ter vindo, não seria o mesmo sem você” deixa qualquer convidado feliz e passando pela porta falando bem do seu casamento. Esse cuidado que você teve com ele indica que realmente você o acha especial e o queria ali naquele dia. Mas não se preocupe, se você não tiver dinheiro pra fazer uma lembrancinha, tente pensar em outros cuidados que os convidados possam “precisar” durante a cerimônia ou a festa, e providencie isso. Por exemplo, se seu casamento for ao ar livre, faça leques de papel com palito de sorvete, ou distribua lencinhos de papel em saquinhos escrito “lágrimas de alegria” caso os mais emocionados precisem. Esses cuidados fazem toda diferença e mostra que você pensou neles e se colocou no lugar deles. “Poxa, em algum momento do planejamento ela deixou de ser a noiva e pensou como convidada!“.
E aí gostaram da seleção?!
Deixem seus comentários
https://www.facebook.com/groups/131311720681597/
UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS