top of page

Quais perguntas você deve fazer ao cerimonialista

1. “COMO FUNCIONA O SEU TRABALHO? O QUE ESTÁ INCLUSO NO VALOR DO CONTRATO? VOCÊ ESTÁ DISPONÍVEL NESSA DATA?”

É o básico. Lembre-se que, além de saber tudo o que está sendo oferecido pelo valor que vai pagar, para fechar o contrato é fundamental que você tenha empatia pelo cerimonialista: ele será o seu braço direito nos preparativos do casamento – e no dia também! Para participar de um momento tão especial, é preciso que vocês se gostem.


2. “A ASSESSORIA SERÁ PASSADA POR VOCÊ OU POR SUA EQUIPE DE ESCRITÓRIO?”


Isso muitas vezes não fica claro e você pode acabar perdida. Pergunte diretamente se você será atendida por ele – telefone, WhatsApp, reuniões e o que mais tiver direito – e se será sempre ele quem estará a frente das resoluções. Assim, você sabe a quem se reportar para tornar tudo mais fácil e rápido!


3. “VOCÊ JÁ FEZ ALGUM CASAMENTO NO LOCAL ONDE SERÁ O MEU CASAMENTO?”


A experiência dele no local pode te ajudar bastante a decidir um milhão de coisas, do espaço onde acontecerá a cerimônia (caso não vá casar na igreja) à disposição das mesas. Ou seja, ela é sempre bem-vinda. Conte isso como um ponto a favor.


4. “QUEM ESTARÁ PRESENTE A FRENTE DO CERIMONIAL NO DIA DO CASAMENTO?”


Nem sempre o cerimonialista principal tem a data do seu casamento disponível na agenda e por isso é sempre bom ficar atenta. Para evitar estresses futuros, coloque em contrato se você tem exclusividade da presença dele. Problema resolvido.


5. “VOCÊ CONHECE BEM O FORNECEDOR Y?”


Pergunte ao seu assessor o que ele acha de cada profissional que resolveu contratar. Mesmo. Se ele souber de algo que não é bacana sobre o fornecedor, ainda que ele não te passe detalhes do problema, ele certamente irá pensar com você outras opções de profissionais que tornem a fase de preparativos do casamento uma delícia e não uma preocupação sem fim.


6. “SE EU RESOLVER CONTRATAR ALGUM FORNECEDOR QUE EU GOSTE E VOCÊ NÃO CONHECE, VOCÊ TRABALHA COM ELE MESMO ASSIM?”


Lembrando que, nesse caso – claro! –, a responsabilidade sobre tal profissional é inteiramente sua. Existem alguns cerimonialistas que preferem não trabalhar com fornecedores que eles não conhecem. É sempre bom checar.


7. “TEMOS UM LIMITE DE REUNIÕES?”


São muitas coisas para resolver e é lógico que nem todas elas precisam ser ao vivo. No século XXI, manter um diálogo por e-mail, WhatsApp ou telefone é a coisa mais comum do mundo, mas não é a mesma coisa de uma conversa pessoal. Se algo estiver fora dos trilhos pra você, será possível encontrar seu cerimonial quantas vezes quiser? Pergunte.

8. “COMO FUNCIONA O CRONOGRAMA DE FECHAMENTOS?”


Existem alguns serviços que precisam ser fechados com antecedência e outros que nem adianta se preocupar sobre se ainda faltam dois anos para o casamento. Alinhe com o seu cerimonial o cronograma e confie nele. Isso é o mais importante!


9. “VOCÊ CUIDA DOS PEDIDOS DE ORÇAMENTO DE TODOS OS ITENS DA FESTA?”


E quando dizemos “todos” queremos realmente dizer “todos” (com todas as letras). São muitos detalhes – alguns que você vai descobrir no meio do caminho – e precisa ter a garantia de que nada do que deseja vai ser esquecido. Se algo não estiver na lista do seu cerimonial, coloque no seu checklist.




10. “QUANTO TEMPO DEPOIS DA CONTRATAÇÃO EU VOU ESTAR COM TODOS OS ORÇAMENTOS EM MÃOS?”


Se você pretende ficar dentro do budget, precisa ter uma visão do orçamento do casamento como um todo para então começar a fechar os contratos e negociar valores e descontos. Sem essa visão, não consegue priorizar os itens e certamente corre o risco de estourar o orçamento – já que pode ser que receba alguns orçamentos bem em cima da data do casamento.



11. “NO FECHAMENTO DE QUAIS SERVIÇOS VOCÊ VAI ME ACOMPANHAR?”


Tem cerimonialista que acompanha a noiva pra tudo, tem cerimonialista que não. É bom saber para evitar surpresas em um futuro próximo. O que é mais comum é a noiva contar com a companhia do assessor na degustação do buffet e nas reuniões com os decoradores e provas de flor, até para dar ideias no projeto.



12. “O PROJETO QUE TENHO EM MENTE É FUNCIONAL? É ATUAL? COMBINA COM O ESTILO QUE ESTAMOS PENSANDO PARA A FESTA?”


Aproveite a experiência dele! E não fique triste se receber uma resposta negativa. Ele certamente saberá o que é melhor para o tipo de festa que está pensando e, lá na frente, você não vai se arrepender de ter dado ouvidos a ele. 100% de certeza que tudo vai ficar ainda mais lindo!


13. “VOCÊ ME AUXILIA COM A DOCUMENTAÇÃO DO CASAMENTO CIVIL?”


Porque (pode ser que ainda não saiba, mas…) você vai ter que correr atrás de alguns documentos específicos para o casamento civil e, na fase de preparativos do casamento, quanto menos preocupação, melhor!


14. “O RSVP ESTÁ INCLUSO?”


Faz parte da pergunta de “como será essa assessoria?”, mas vale frizar: está incluso o RSVP ativo e receptivo? A equipe de recepção está prevista no orçamento? São coisas extremamente importantes de ficarem claras para o projeto #casamentosemsurpresas!


15. “VOCÊ ACOMPANHA A MONTAGEM DA DECORAÇÃO?”


A mágica vai acontecer enquanto você estiver se arrumando, então é legal que o cerimonial esteja lá para ver se tudo está indo como planejado. A essa altura do campeonato, a confiança nele vai ser tal que uma resposta positiva para essa pergunta pode ser a sua garantia de um dia da noiva sem nem pensar na montagem!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page